Copyright ©2020 Unhas Perfeitas, todos os direitos reservados
Design and maintenance by Vanessa Monteiro
A única constante na vida é que os métodos de comunicação mudam com o tempo. Lembra-se de ter aprendido na escola sobre o pombo-correio? O Pony Express? O telegrama?
Os profissionais de saúde não recomendam o tratamento de uma unha encravada que já esteja infectada. Nunca tente levantar a unha encravada com algodão ou fio dental, isso só vai piorar a situação e introduzir bactérias na área afetada.
Muitos casos de unha inflamada ou encravada podem ser tratados por um podólogo, mas se a remoção não for possível, houver necessidade de cirurgia ou de antibióticos, o paciente deve ser encaminhado para o médico.
Então, antes de te mostrar os remédios para unha encravada, preciso deixar algumas coisas importantes claras.
Apesar do desconforto e da dor, a unha encravada não costuma provocar maiores problemas, entretanto, se não forem tratadas corretamente, a unha pode infeccionar e resultar em feridas abertas, úlceras ou causar interferência no fluxo sanguíneo.
É possível também resultar na morte de tecido, também conhecido como necrose, no local da infecção! Procure imediatamente um médico dermatologista se algum dos seguintes efeitos ocorrer:
A sua unha está sofrendo um processo de infecção se os seguintes sinais aparecerem:
O granuloma Piogênico é popularmente conhecido como carne esponjosa. Se você está passando por isso, não se preocupe pois não é contagioso e não há risco de morte! Então, fique tranquila, mas procure um médico.
A unha encravada com carne esponjosa é um tumor vascular benigno que se origina da proliferação rápida e descontrolada de uma célula epitelial de um vaso sanguíneo, e pode ser provocado pelos alicates das manicures ou por uma unha encravada.
O tratamento depende de três fatores: o tamanho do tumor, a localização do tumor e os prováveis fatores que favorecem sua formação. O canto das unhas é a localização mais comum.
Lesões pequenas podem ser tratadas com a cauterização química. Lesões maiores devem ser tratadas com eletrocoagulação, e deve ser feita com anestesia local.
Mergulhar o membro afetado em água morna com sabão pode ajudar a aliviar a dor e reduzir o inchaço. Faça o escalda pés 3 vezes ao dia por até 20 minutos.
Adicionar uma pequena quantidade de sabão líquido de Castela pode trazer um alívio extra. Certifique-se de secar bem o membro após a imersão.
O vinagre de maçã é considerado um remédio popular para a maioria das doenças atualmente. E isso inclui unhas encravadas. O vinagre de maçã é conhecido por ter propriedades antiinflamatórias, anti-sépticas e analgésicas.
No entanto, as evidências científicas do vinagre de maçã como remédio para doenças comuns são, na melhor das hipóteses, limitadas.
Você pode tentar tratar uma unha encravada mergulhando o pé afetado em um balde ou bacia com água morna misturada com ¼ xícara de vinagre de cidra de maçã. Faça isso por até 20 minutos diariamente.
Lembre-se de sempre secar bem o pé quando terminar a infusão.
Os sais de Epsom contêm grandes quantidades de magnésio, que é conhecido por combater a inflamação, de acordo com estudos. Essa imersão proporciona alívio do inchaço e da dor do membro afetado.
Em um balde ou bacia grande, adicione 1 a 2 colheres de sopa de sal Epsom por litro de água morna. Mergulhe o pé e massageie suavemente a área afetada da pele para baixo. Faça isso 2 a 3 vezes todos os dias por 15 a 20 minutos.
O peróxido de hidrogênio é outra ótima opção para tratar as unhas encravadas em casa. É um desinfetante natural, por isso é comumente usado para limpar feridas.
Mergulhe o membro infectado em um balde de água e solução de peróxido de hidrogênio por 15 a 20 minutos. Faça isso 2 a 3 vezes ao dia.
Certifique-se de adicionar pelo menos 3% de peróxido de hidrogênio para cada meia xícara de água morna.
Apertar os dedos dos pés em sapatos mal ajustados, desconfortáveis, apertados nas pontas dos pés é uma das principais causas de unhas encravadas.
Você pode prevenir o desenvolvimento de um encravamento no dedão do pé usando sapatos confortáveis.
Certifique-se de escolher sapatos mais adequados e que tenham espaço suficiente para os dedos dos pés. Calçados confortáveis devem permitir que você mexa os dedos dos pés.
Durante o processo de cicatrização, use sandálias em vez de sapatos para evitar pressão nas unhas inflamadas.
Você deve considerar o uso de protetores para os dedos, se suas atividades do dia-a-dia exigem que você use sapatos durante o dia todo.
Os protetores para os dedos dos pés fornecem uma barreira protetora macia entre os dedos dos pés e os sapatos. Geralmente são capas elásticas feitas de materiais elásticos.
Aplicar uma pomada ou creme antibiótico é um daqueles remédios para unhas encravadas que ajudam a reduzir o risco de infecção. Também pode promover a cura do dedo do pé infectado.
Siga as instruções do fabricante e faça um curativo no dedo do pé após a aplicação da pomada.
Visite o seu podólogo ou médico se os remédios caseiros para unhas encravadas não funcionarem.
Não ignore uma unha encravada se ela já estiver mostrando sinais de infecção. Não tomar medidas imediatas pode levar a complicações graves.
Você tem o hábito de roer unhas ou conhece alguém que sofre com esse problema? Tem um post com conselhos imbatíveis de especialistas no assunto.
Copyright ©2020 Unhas Perfeitas, todos os direitos reservados
Design and maintenance by Vanessa Monteiro