Aprenda a usar Facebook Marketplace para conquistar novos clientes

Como conquistar mais clientes? É fato que quem não é visto, não é lembrado. Sem dúvida nenhuma, a publicidade é o empurrão que faz mover a roda de um negócio. Quer saber mais? Então vem comigo que te conto tudo.

como conquistar novos clientes

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Os métodos de comunicação mudam com o tempo. Me lembro de ter estudado as formas de comunicação da antiguidade como o pombo-correio, o correio a cavalo e o telegrama, e que salto tivemos nos meios de comunicação!

Hoje em dia, a maioria das pessoas obtém suas informações online em sites de notícias, blogs, YouTube ou plataformas de mídia social como LinkedIn, Instagram, Facebook, Pinterest, Twitter entre outros.

Uma vez que o consumidor de hoje passa horas nas redes sociais e as manicures também gastam seu tempo nas redes sociais, porque as manicures não estão aproveitando as oportunidades de publicidade no marketplace do Facebook?

O que é o Marketplace do Facebook

Para quem não sabe, o marketplace do Facebook permite que as pessoas comprem, vendam e troquem itens com outras pessoas na sua própria localidade.

Pense nesse marketplace como o OLX, só que mais seguro, já que você pode ver a foto do perfil do vendedor, informações pessoais, e o mais importante, quais amigos vocês têm em comum. Além disso, você tem a possibilidade de investigar e concluir se o perfil é válido ou não.

Você pode encontrar mais detalhes sobre como o marketplace funciona em www.facebook.com/marketplace/learn-more.

O marketplace está disponível no aplicativo do Facebook, bem como em desktops e tablets. Procure a pequena vitrine com um ícone de loja, basta tocar nele para abrir o marketplace. 

As pessoas vendem de tudo, desde mudas de louro a cabeças de lobisomem, e tudo mais (exceto alguns itens proibidos, como animais, armas, pornografia, drogas, álcool, etc.).

conquistar novos clientes

Amiga, agora é a hora de aproveitar esta oportunidade, enquanto a inserção de anúncios ainda é grátis e antes que o marketplace fique saturado com anúncios diários de unhas e vire uma selva. 

Na hora de fazer o seu anúncio, preste atenção no título e na descrição, pois o Facebook não permite a venda de serviços.

Se você colocar um anúncio com o título “serviços de salão de beleza”, o Facebook removerá o seu anúncio. Mas como você, minha amiga, é sagaz que eu sei, encontrará maneiras de contornar esse obstáculo e conseguirá conquistar novos clientes.

Quer uma forma fácil de contornar o algoritmo do Facebook e fazer o seu anúncio sem problemas? Basta ser vaga no título e na descrição. 

Manicures relatam como conseguem conquistar novos clientes no marketplace

Coletei alguns conselhos úteis de manicures que tiveram sucesso aumentando sua clientela com a ajuda do marketplace.

Além disso, como uma consequência da inserção de anúncios no marketplace, elas também aumentaram a exposição em suas próprias comunidades.

Agora me diz, quem não curte publicidade gratuita? Eu curto demais, e você?

Ah! E não se esqueça que, mesmo que você não obtenha uma resposta imediata, seu anúncio será visto por pessoas que podem reservar um serviço com você no futuro. Não desanime, não seja imediatista, e continue a publicar os seus anúncios – imediatismo é para os fracassados mimados!

Tem aquele velho ditado que somente os vencedores conhecem tão bem:

"Água mole em pedra dura tanto bate até que fura"

A manicure Carolina Teles (RJ) diz que veicula anúncios gratuitos no Marketplace a cada duas semanas. Carolina diz:

“Eu excluo a postagem antiga e faço uma nova. No marketplace, você deve encontrar as palavras certas para o título para não correr o risco que eles derrubem a sua inserção”. 

Palavras como “venda” e “lindo” funcionarão. O que você não pode é usar palavras ou frases como “serviços de manicure” ou “serviços de salão”.

A nail designer Ana Lopes (SP) relata:

“O Facebook e o boca a boca me ajudaram tremendamente na construção da minha clientela. Sou nail designer há pouco mais de dois anos.” 

Ana Lopes também fez uma página separada da sua página pessoal, para postar fotos, informações sobre as unhas, posts, tutoriais, etc.

Ela diz que em menos de um ano e meio, cela coseguiu conquistar novos clientes e, atualmente, Ana tem um giro constante de clientes recorrentes e teve que trazer uma segunda nail designer para trabalhar junto com ela.

Quando Lopes começou, seu objetivo era se diferenciar de suas concorrentes. Então, passou a oferecer opções variadas em nail art e produtos.

Ela postava fotos de unhas feitas com polimento em gel, fotos de pedicure  e conjuntos completos de acrílico. Listava a sua localização, número de telefone e a oferta especial. Algumas clientes em potencial lhe enviavam mensagens através do messenger. 

conquistar novos clientes com o marketplace do Facebook

A Nail Tech Carla Costa (RS) concorda que o marketplace do Facebook também foi bom para ela. Ela fez um anúncio com 12 fotos mostrando o seu trabalho e detalhes como preço, telefone e a sua localização.

Quando questionada sobre o marketplace, a manicure novata Priscila Martinelli (SP) se empolga pois foi através dele que a maioria dos seus clientes vieram.

Segundo Priscila, ela recebia cerca de 50 mensagens a cada três dias. Além do marketplace, Ela também faz publicações em grupos de vendas e bazares na sua área 

O que incluir em seu anúncio

Você pode publicar anúncios com serviços separados, como o de pedicure, ao mesmo tempo em que publica anúncios de unhas decoradas. Ou pode publicar anúncios consecutivamente; por exemplo, exiba um anúncio de unhas por duas semanas e, logo em seguida, um anúncio de pedicure nas duas semanas seguintes. 

Certifique-se de especificar datas de expiração para cada postagem para evitar confusão. Os anúncios com ofertas sempre chamam mais a atenção do leitor, você pode oferecer descontos, cartões fidelidade ou um presente gratuito na compra de um serviço.

Lembre-se de a sua região, número de telefone, dias e horários de funcionamento. 

Forneça uma descrição detalhada de, mais ou menos, um parágrafo sobre o tema do seu anúncio. Se você tem uma vantagem, como estacionamento gratuito, ou se aceita cartões de crédito, certifique-se de listar isso na descrição também. 

Quanto mais informações no anúncio, é mais fácil para o cliente entender o que você está oferecendo.

Crie anúncios promovendo ofertas especiais que coincidam com datas festivas,  feriados, temporada de casamento, bailes de formatura, férias de verão ou um festival local. 

Fotos são extremamente importantes!

As fotos tiradas com o seu celular devem ser claras e ilustrar bem o serviço que você deseja promover. Use e abuse de fotos mostrando o seu trabalho

Os clientes em potencial querem ver o que estão comprando, então poste fotos das unhas que você criou. Não use fotos genéricas de unhas de uma pesquisa do Google e, definitivamente, não poste fotos do trabalho de outra pessoa. 

Se você postar sobre um serviço de esmaltação de gel por, 50 Reais, não publique uma foto de unhas compridas em formato coffin com arte e cristais Swarovski que custam mais de 100 Reais! 

Ninguém gosta de ser enganado e essa é uma excelente maneira de irritar os consumidores. Lembre-se que consumidores podem postar comentários negativos sobre você, e amiga, evite o marketing negativo.

Lembre-se de que a maioria das pessoas visualizará o Marketplace na tela pequena de seus telefones celulares, portanto, as suas fotos precisam ser organizadas e limpas. 

Hashtags

Te aconselho a usar hashtags para garantir que seu anúncio seja visto por clientes em potencial.

Para quem não está familiarizado com essa prática, as hashtags transformam palavras ou frases em links clicáveis, sendo assim quando as pessoas que procuram por tópicos específicos, aumenta a probabilidade de encontrar o seu produto ou serviço. 

Por exemplo, suponhamos que você viva na cidade de Guarulhos, você pode usar a hashtag “#unhasdecoradasguarulhos”, bem como hashtags para cada serviço específico, como “#unhasdegel” ou “#pedicure”.

Dessa forma, quando alguém digitar “#unhasdecoradasguarulhos” na barra de pesquisa  no Facebook, ele verá uma página de postagens de todas as pessoas que também incluíram essa hashtag específica em suas postagens.

As hashtags devem ser digitadas como uma única palavra sem espaços, mas podem incluir números, como “#modaprimavera2021”, que levam a várias postagens contendo informações sobre moda primavera 2021.

Veja o que funciona melhor

Continue testando diferentes tipos de anúncios, aprenda com os seus erros, e continue até obter sucesso. Espie o que outros profissionais estão fazendo e use como inspiração. 

Mantenha o controle dos seus anúncios, data e duração), fotos usadas, a oferta oferecida e a quantidade de consultas em relação a quantidade de clientes que foram atendidos. 

Isso lhe dará uma indicação mais clara do que atrai os consumidores em sua vizinhança, e assim você não perderá tempo postando anúncios que não são atrativos.

Para se manter no mercado, os profissionais devem abraçar novas tecnologias, além de aprender a explorar a mídia social, porque é onde a grande maioria dos clientes em potencial no mundo gastam o tempo. Daqui a dez anos, provavelmente estarão em outro lugar porque a tecnologia muda rapidamente. 

Não permita que o medo de mudanças e a inércia te bloqueiem, afinal uma coisa é certa, muitos dos seus concorrentes não cometerão esse erro. 

Então porque não tentar quando a oportunidade de expandir o seu negócio é grátis e está ao seu alcance?

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