Profissão de manicure vale a pena?

Muitas de vocês me perguntam, mas e aí Ana, profissão de manicure vale a pena? E eu te respondo um grande SIM, vale e muito! E eu te dou 7 principais motivos agora mesmo…

profissão de manicure vale a pena

TÓPICOS

Mas antes de tudo, faça a você mesma as seguintes perguntas:

  • Você é uma pessoa social?
  • Gosta de trabalhar com as mãos?
  • Tem um toque artístico que poderia ser usado para ajudar as pessoas?
  • É interessada em trabalhos relacionados à cosmetologia? 

Se este é o seu caso, tornar-se manicure pode ser uma das melhores opções de carreira que você poderia escolher. 

Para desenvolver uma carreira neste setor, no entanto, existem alguns requisitos básicos no que diz respeito a qualificação e já já falaremos sobre isso.

Com as qualificações adequadas em mãos, e já pronta para começar a trabalhar com a sua própria clientela, precisará de equipamentos específicos para começar a ganhar dinheiro.

Como manicure, suas funções básicas incluem:

  1. Limpeza da sua estação de trabalho e higienização de ferramentas;
  2. Fazer uma diagnose completa, ou seja, avaliar a condição de mãos, pés e unhas;
  3. Conversar com a cliente, saber o que ela deseja e ajudá-la com seus conselhos profissionais;
  4. Remover o esmalte antigo (se tiver);
  5. Limpeza e remoção de pele morta e cutículas;
  6. Corte e limagem das unhas;
  7. Exfoliação e hidratação de pés e mãos
  8. Tratamentos, se for o caso;
  9. Aplicação de verniz (esmalte). 

Nesta profissão você precisa equilibrar criatividade, precisão e habilidades interpessoais. A técnica manicure tem que ser uma boa ouvinte, lembre-se, temos 2 ouvidos e 1 boca. 

Se você for proprietária do seu negócio ou autônoma, terá outras funções, dentre elas, anunciar o seu negócio, agendar clientes, etc.
 

Se você possui sua empresa, terá que administrá-la, fazer o marketing, comprar suprimentos e manter os registros financeiros. 

Bem, já demos uma pincelada geral e agora, te darei 7 razões para se tornar uma nail technician, em outras palavras, técnica das unhas. 

Qualificação

A profissão de manicure foi regulamentada pelo governo federal em 18/01/2012, a lei é a de nº 12.592.

A escolaridade mínima obrigatória é ter o ensino fundamental, no entanto, a exigência da escolaridade mínima varia e muitos cursos exigem o ensino médio.

Meu conselho para você, complete o ensino médio, mesmo que você já esteja trabalhando, é importante para o seu crescimento pessoal e também passar credibilidade para nossos clientes.

Quanto mais você desenvolver o seu cérebro e abrir horizontes, mais será capaz de crescer, e além disso, nos dias de hoje, é fundamental falar e escrever bem o português.

Agora que você já tem o diploma do ensino médio em mãos, procure um curso de manicure, pesquise, busque referências. O Senac, por exemplo, oferece cursos de manicure e disponibiliza também bolsas de estudo.

Com o básico em mãos, você já pode partir para cursos mais avançados, aprender técnicas diversas, como unhas de acrílico, gel, fibra de vidro e etc, e cursos de unhas artísticas.

Quanto mais você se aperfeiçoar, mais chances de aumentar a sua carteira de clientes e aumentar a sua renda.

qualificaçao profissão técnico manicure

A profissão de manicure vale a pena? 7 razões do porquê vale sim a pena!

1 - Não falta trabalho

A indústria da beleza está em constante mudança e crescimento, e cada vez mais as pessoas cuidam da imagem pois entenderam que é o cartão de visita.

Se você olhar para os números, verá que o mercado está crescendo, o que significa que as pessoas querem ficar cada vez mais bonitas e que estão dispostas a pagar por isso.

Além disso, novos designs e tendências surgem todos os dias, há sempre uma grande demanda por técnicos de unhas qualificados, e se você investir em qualificação, poderá contar com um público fiel e ávido por novidades.

manicure técnica

2 - Monotonia ZERO

A profissão de manicure é dinâmica, diariamente você terá contato com pessoas diferentes e aplicações de técnicas diversas. 

É também um trabalho relaxante – ao menos para mim – e sem estresse. Somente este ponto, já foi o suficiente na hora da minha escolha, não suportaria trabalhar num ambiente negativo e sob pressão.

É um campo muito criativo, temos a possibilidade de criar pequenas obras-primas nas unhas de nossas clientes, podemos inventar uma nova arte a todo momento, designs surpreendentes e fazê-las se apaixonarem!

Enfim, as unhas serão a sua tela em branco.

3 - Recompensa financeira

Você não vai fazer rios de dinheiro no início da carreira de manicure e nem em qualquer outra carreira. Aliás, não existe profissão onde já se começa ganhando dinheiro – Se você sabe de alguma, me conta lá embaixo nos comentários!

Como já disse antes, esse é um mercado com muito potencial mas isso não quer dizer que vai chover clientes na sua horta. Para ganhar bem é preciso estudo, dedicação e força de vontade, resumindo, dar o seu melhor e fazer com amor. 

Como manicure qualificada, se você se dedicar, certamente o dinheiro virá, é uma consequência natural. 

Você terá a oportunidade de ganhar o que deseja, e sinceramente ter dinheiro entrando todos os dias e não ter que esperar pelo pagamento é definitivamente uma grande vantagem.

Quanto você vai ganhar, bem, essa é uma pergunta difícil de responder porque isso dependerá de você. Ainda que exista uma média salarial,  o que garantirá que você ganhe pouco ou muito, será a sua dedicação e habilidade.

♦ Leve em consideração que a média salarial é para aqueles que trabalham como empregados numa empresa, como autônomo você aumentará muito mais os seus ganhos.

4 - Horário flexível

Quantos clientes você deseja atender em um determinado dia dependerá somente de você.

Gosto de me programar de acordo com dias e horas de maior e menor fluxo de clientes, e assim me organizo melhor e tenho minha vida provada sempre em ordem.

Gosto também do fato de que posso aumentar a minha renda trabalhando mais horas, se eu quiser. Adoro ser meu próprio patrão, porque posso decidir quando quero trabalhar.

Mas para isso, você precisa de disciplina e organização, se não corre o risco de ganhar menos do que uma pessoa assalariada.

5 - Satisfação pessoal

Para muitas pessoas, a realização no trabalho é um dos motivos mais importantes para se ater à carreira. As recompensas pessoais que você recebe de um trabalho bem executado são maravilhosas.

Quando um cliente realmente aprecia o seu trabalho, e você sabe que ninguém além de você criou esse resultado não tem preço.

Quando termino um serviço, posso olhar para as mãos da minha cliente e dizer: “Essa arte fui eu quem fez, eu realmente fiz isso!”

6 - Colocar a criatividade para fora

Quando se trata de unhas, você pode realmente exercitar sua habilidade artística e deixar sua imaginação correr solta.

Você pode transformar as mãos em uma obra de arte, há tantas coisas que você pode criar. Adoro a possibilidade de usar as minhas habilidades artísticas no meu trabalho, é muito relaxante e me sinto feliz quando estou executando uma obra.

Enfim, meu trabalho é uma verdadeira terapia para mim.

7 - Conhecer novas pessoas

Quer sejam novos clientes, colegas de trabalho ou outros técnicos de unhas, a manicure tem a oportunidade de conhecer e fazer novos amigos.

Temos também a possibilidade de fazer networking quando vamos em feiras, eventos ou frequentamos cursos de atualização.

Fazer networking é importante, pois assim podemos criar oportunidades de sucesso, fazer contato, crias ideias novas e otimizar projetos.

Eu gosto de conhecer outros profissionais que desejam aprender, compartilhar e desenvolver o negócio das unhas. Também aprecio muito os relacionamentos contínuos que tenho com meus clientes.

Meu trabalho nunca é enfadonho, estou sempre conhecendo pessoas novas e interessantes. 

Enfim... Eu simplesmente adoro isso!

O ponto principal para a maioria dos profissionais é que eles simplesmente adoram fazer unhas.

Eu amo isso! Eu amo arte! Amo fazer as pessoas felizes! Não há nada melhor do que fazer algo que você ama e ganhar dinheiro com isso.

Depois de todos esses pontos que te mostrei, agora você já sabe que a profissão de manicure vale a pena!

Mas e você, curte a profissão de manicure? Tem um post aqui no site sobre a história da manicure, e posso te garantir que é fascinante! 

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email