Unhas de Gel vs Unhas de Acrílico

Ás vezes passo um tempão em redes sociais, apenas admirando perfis sobre Nail Art. Aquelas mãos maravilhosas, pele sedosa e brilhante, unhas precisas e perfeitas, mãos dignas de uma verdadeira star.

Tópicos

Aiiii, eu queria tanto unhas fortes como as garras do Wolverine, ou seja, inquebráveis! Mas, já que a natureza não me presenteou com unhas perfeitas, como posso saciar o meu desejo de possuir unhas de diva? 

A resposta é fácil… FAKING IT BABE!

Ter unhas naturalmente lindas e saudáveis é um desejo não só meu, mas de muitas mulheres. Cuidados constantes e hidratantes de ótima qualidade fazem parte do ritual para mantê-las com aquele aspecto de diva.

O desenvolvimento de unhas artificiais percorreram um longo caminho, desde os designs de unhas finas de acrílico até as modernas unhas em gel UV.

Ambas as técnicas conquistaram grande parte do público no Brasil e no mundo e possuem os seus próprios pontos fortes e fracos. 

Vamos falar desses pontos e entender como essas técnicas são criadas e, no final do post, você terá uma visão mais clara de qual é a melhor para o teu caso.

O que são unhas de acrílico?

Também conhecidas como unhas de porcelana no Brasil, as unhas de acrílico costumam ser mal vistas. Quando se fala nelas, normalmente, as pessoas torcem o nariz, pois logo imaginam aquelas unhas gritando: 

SOMOS FALSAS! 

Aff, ninguém merece!

Mas a realidade é que, se forem aplicadas corretamente e com produtos de boa qualidade, suas unhas parecerão saudáveis, fortes, sofisticadas, e o mais importante de tudo: NATURAIS!

Uma das principais coisas a se ter em mente é que unhas de acrílico devem parecer verdadeiras em vez de falsas (a menos que você queira um resultado exótico). 

É uma crença comum pensar que os acrílicos podem danificar suas unhas. Isso não é verdade, desde que seja aplicado da forma correta e que você as remova com cuidado.

Os acrílicos são muito fortes e podem durar mais tempo, É recomendado fazer a manutenção a cada 15 dias, sua durabilidade é de, pelo menos, até 3 meses, dependendo do ritmo de crescimento das unhas naturais.

Se você quebrar uma unha, não será complicado reconstruí-la em casa.

 

O que são unhas de gel?

As unhas de gel podem ser feitas de duas maneiras:

  • Hard gel (gel duro) – Se torna duro o suficiente para formar uma extensão de unha. Também conhecida como unha polida, pois a unha deve ser lixada e não pode ser removida.
  • Soft gel (gel macio) – Requer outro polidor de gel como revestimento, servindo como uma camada reforçada. O gel macio age mais rápido sob uma lâmpada UV e não requer mistura com pó.

A manutenção das unhas de gel também é feita a cada 15 dias, e de acordo com o crescimento das unhas naturais, podem durar até 2 meses. 

O resultado desse método é o mais brilhante de todos. O segredo para se obter unhas de gel duradouras é usar uma lâmpada UV eficaz.

A quebra de uma unha, no caso do gel, é mais complicado e você terá que voltar à tua manicure para reconstruí-la.

Gel e acrílico - Qual é a diferença?

Pois então, vamos nos aprofundar um pouco mais na ciência por trás das unhas de gel e de acrílico. Já sabemos como é cada técnica , mas quais são os prós e os contras de cada uma?

Tanto o gel quanto o acrílico possuem a mesma base química, entretanto possuem configurações diferentes dos ingredientes, criando um resultado final diferente. Os pós são então agregados para formar uma ligação com qualidade adesiva resistente.

Para se obter diferentes tipos de unhas de acrílico são misturados pós para formar essa ligação adesiva.

As unhas de gel são autônomas, não há a necessidade de nenhum polímero em pó para se misturar ao seu composto.

Outra diferença importante é que, com as unhas de acrílico, você tem que trabalhar rapidamente, pois elas começam a endurecer ao contato com o ar.

Já as unhas de gel precisam ser curadas sob uma lâmpada ultravioleta.

unhas de gel ou unhas de acrílico

Afinal, unhas de gel são melhores do que unhas de acrílico?

As unhas de acrílico são mais duras do que os géis, embora, talvez de forma não intuitiva, menos duráveis. Se aplicados corretamente, os acrílicos podem ser muito robustos. A quantidade certa de pressão pode quebrar ou arrancar um pedaço da unha.

Os géis são normalmente muito mais flexíveis, sendo capazes de suportar uma força significativamente maior do que os acrílicos. As cabines UV funcionam muito bem com unhas de gel, transformando-as em um adesivo firme.

Como é a manutenção das unhas de gel e das unhas de acrílico?​

O gel geralmente custa mais do que os acrílicos, mais ou menos cerca de 15-20% a mais. No entanto, as unhas de gel exigem menos manutenção – Não precisa se preocupar com a manutenção por cerca de 3 semanas. 

Temos um aumento de 50% na durabilidade para um aumento de 15-20% no custo – uma ótima troca.

Pessoalmente, prefiro os benefícios de longo prazo das unhas de gel, no entanto, se as unhas não são uma prioridade para você, talvez você se sinta mais atraída pelo custo mais baixo dos acrílicos.

Seja qual for o produto que escolher, é fundamental que você cuide de suas unhas e mãos. É simples torná-las parte da sua rotina diária. 

O meu segredo é usar óleos essenciais naturais para nutrir e fortalecer as unhas e cutículas.

Unhas de gel e unhas de acrílico são seguras?​

As unhas de acrílico podem causar infecções leves se não aplicadas corretamente, causando danos ao leito ungueal natural. Retirar a cutícula em excesso é um erro grosseiro, pois é ela que protege o leito ungueal de bactérias causadoras de infecções.

Não faça uma camada muito grossa para lixar depois que ela já esteja endurecida; alguns especialistas aconselham deixar uma camada muito fina de acrílico, que funciona como uma barreira, para evitar isso! 

Os acrílicos têm um processo de remoção bastante fácil. Eles podem ser retirados com um removedor de esmalte de boa qualidade em cerca de 15 a 20 minutos, ou podem ser lixados.

Como os acrílicos, as unhas de soft gel também podem ser removidas facilmente. Podemos usar a sempre confiável acetona para essa tarefa. 

Por outro lado, as unhas de gel duro requerem o preenchimento da extensão; a acetona por si só não é forte o suficiente para removê-las. 

As unhas de gel também podem retirar uma camada fina do leito ungueal natural, se não forem completamente removidas com a acetona. Essa técnica não é recomendada para quem tem unhas quebradiças e/ou frágeis.

unhas de acrílico

Ainda não se decidiu?​

A escolha entre géis e acrílicos dependerá do estilo de vida, da condição de saúde das unhas e do bolso de cada uma.

Se você não faz trabalho manual pesado e não tem contato com produtos químicos diariamente, a tua melhor opção é o gel. 

O ponto forte das unhas de acrílico é o seu preço mais baixo e, além disso, essa técnica é aconselhada para reconstruir unhas roídas e quebradas.

Se ainda tiver certeza, converse e peça um conselho profissional a uma manicure especialista perto de você. 

Está pensando em se tornar uma nail technician? Tem um post com todos os prós da profissão de manicure, dá uma conferida.

Curtiu o post? Então compartilhe! Espalhe gentileza!

Share on facebook
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email